Vamos dar, não "Novos mundos ao mundo...", mas sim novas palavras ao nosso português.
Todas as semanas iremos arranjar neologismos que sejam ditos por alguém, e que tenham a sua utilidade e simplicidade, porque afinal é para isso que são criados.
Este primeiro neologismo é em honra de quem o proferiu e tomou o cuidado de o partilhar connosco...
1º-Quem é que ainda diz "fumar à chuva"?
Já se viu, pessoa deste século a dizer: "Estais a fumar à chuva?", ou "Vamos fumar à chuva?"?!
Caros visitantes vamos simplificar e embelezar a nossa língua.
Parem de dizer tal expressão antiquada. A partir de agora não se diz mais "fumar à chuva".
Agora dizemos "CHUMAR". Vamos lá colocar esta palavra no dicionário!
2º -A "lastada".
Vamos parar de oferecer "lambadas na cara". Esta bela simplificação do português proposta por um nosso colega, é simplesmente brilhante! A forma como dizemos "lambada" é muito usual para não dizer antiquada... Temos que inovar e assim, criar neologismos. Viva a "lastada"! Viva!
3º -O "apóstoleo".
Até as definições de português necessitam de uma remodelação... A palavra "apóstrofe" está passada. Vamos mas é parar de dizer "-Coloca aí um apóstrofe!" e começar a proferir "-Coloca aí um "apóstoleo"".
Para além de mais bonito é mais pequeno. São dois em um!!
4º -"Interesta"
Ouvimos muitas vezes a palavra interessa, interessante, etc. Mas não nos apercebemos que essas palavras estão a ficar banalizadas pelo português. Por isso é que um dos nossos melhores criadores de neologismos decidiu plantar a palavra "interesta" no nosso vocabulário, em pleno discurso. Ficou aprovada por todos nós portanto... Continua assim!!
5º -"Intermídio"
Testes intermédios, valores intermédios... É intermédio por todo o lado! É que já começa a chatear!!
Para além do mais, é uma palavra bastante feia quando escrita ao contrário (oidémretni). Esta palavra tem o mesmo significado que intermediário, e é muito parecida na sua escrita:
Intermédio:
4 Vogais (i, e, i, o),
1 Vogal com acentos (é)
e 5 Consoantes (n, t, r, m, d).
Intermediário:
6 Vogais (i, e, e, i, i, o),
1 Vogal com acentos (á)
e 6 Consoantes (n, t, r, m, d, r).
Portanto, decidimos a trocar este "é" por um "í", o que para além de alterar a estética da palavra confere-lhe uma fonologia muito mais "chique"... Viva o "intermídio"!! Viva!!
6º -"Ouvisto"
Muitas das vezes existem passagens no nosso dia-a-dia que conseguimos ver e ouvir. Quando as vamos transmitir a outra pessoa, dizemos que vimos e que ouvimos determinada coisa...
Mas a partir do dia de hoje, vamos-nos deixar desse palavreado todo que acaba por "trocar" uma pessoa toda. A partir de hoje não existirá mais o "ver" e "ouvir" separados. Agora, a uma coisa que foi ouvida e vista, dizemos "ouvisto". Não faria qualquer sentido ter estas palavras separadas numa frase, visto que estes sentidos também não estão separados no corpo (encontram-se ambos no crânio).
7º -"Biestro"
Pelo mundo fora existem pessoas que conseguem escrever com a mão direita, esquerda, e com as duas. Por norma, estas pessoas que têm a capacidade de escrever com as duas mãos, designavam-se por ambidextros.
Mas tal como todas as línguas têm tendências a encurtar, o nosso colega propos uma nova designação. É uma versão encurtada da palavra anterior, "biestro". Parecendo que não, este neologismo é muito parecido na fonologia e na escrita, ficando assim mais fácil de ser exprimido...
Nenhum comentário:
Postar um comentário