sexta-feira, outubro 22, 2010

Viva os neologismos!!! Viva!!!

Vamos dar, não "Novos mundos ao mundo...", mas sim novas palavras ao nosso português.
Todas as semanas iremos arranjar neologismos que sejam ditos por alguém, e que tenham a sua utilidade e simplicidade, porque afinal é para isso que são criados.
Este primeiro neologismo é em honra de quem o proferiu e tomou o cuidado de o partilhar connosco...

1º-Quem é que ainda diz "fumar à chuva"?
Já se viu, pessoa deste século a dizer: "Estais a fumar à chuva?", ou "Vamos fumar à chuva?"?!
Caros visitantes vamos simplificar e embelezar a nossa língua.
Parem de dizer tal expressão antiquada. A partir de agora não se diz mais "fumar à chuva".
Agora dizemos "CHUMAR". Vamos lá colocar esta palavra no dicionário!

2º -A "lastada".
Vamos parar de oferecer "lambadas na cara". Esta bela simplificação do português proposta por um nosso colega, é simplesmente brilhante! A forma como dizemos "lambada" é muito usual para não dizer antiquada... Temos que inovar e assim, criar neologismos. Viva a "lastada"! Viva!

3º -O "apóstoleo".
Até as definições de português necessitam de uma remodelação... A palavra "apóstrofe" está passada. Vamos mas é parar de dizer "-Coloca aí um apóstrofe!" e começar a proferir "-Coloca aí um "apóstoleo"".
Para além de mais bonito é mais pequeno. São dois em um!!

4º -"Interesta"
Ouvimos muitas vezes a palavra interessa, interessante, etc. Mas não nos apercebemos que essas palavras estão a ficar banalizadas pelo português. Por isso é que um dos nossos melhores criadores de neologismos decidiu plantar a palavra "interesta" no nosso vocabulário, em pleno discurso. Ficou aprovada por todos nós portanto... Continua assim!!

5º -"Intermídio"
Testes intermédios, valores intermédios... É intermédio por todo o lado! É que já começa a chatear!!
Para além do mais, é uma palavra bastante feia quando escrita ao contrário (oidémretni). Esta palavra tem o mesmo significado que intermediário, e é muito parecida na sua escrita:
Intermédio:
4 Vogais (i, e, i, o),
1 Vogal com acentos (é)
e 5 Consoantes (n, t, r, m, d).
Intermediário:
6 Vogais (i, e, e, i, i, o),
1 Vogal com acentos (á)
e 6 Consoantes (n, t, r, m, d, r).
Portanto, decidimos a trocar este "é" por um "í", o que para além de alterar a estética da palavra confere-lhe uma fonologia muito mais "chique"... Viva o "intermídio"!! Viva!!

6º -"Ouvisto"
Muitas das vezes existem passagens no nosso dia-a-dia que conseguimos ver e ouvir. Quando as vamos transmitir a outra pessoa, dizemos que vimos e que ouvimos determinada coisa...
Mas a partir do dia de hoje, vamos-nos deixar desse palavreado todo que acaba por "trocar" uma pessoa toda. A partir de hoje não existirá mais o "ver" e "ouvir" separados. Agora, a uma coisa que foi ouvida e vista, dizemos "ouvisto". Não faria qualquer sentido ter estas palavras separadas numa frase, visto que estes sentidos também não estão separados no corpo (encontram-se ambos no crânio).

7º -"Biestro"
Pelo mundo fora existem pessoas que conseguem escrever com a mão direita, esquerda, e com as duas. Por norma, estas pessoas que têm a capacidade de escrever com as duas mãos, designavam-se por ambidextros.
Mas tal como todas as línguas têm tendências a encurtar, o nosso colega propos uma nova designação. É uma versão encurtada da palavra anterior, "biestro". Parecendo que não, este neologismo é muito parecido na fonologia e na escrita, ficando assim mais fácil de ser exprimido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário